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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CASTRO, Magali de. Curso de pedagogia: novos questionamentos em torno de uma velha identidade. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.31, pp.167-192. ISSN 0104-4036.

O Curso de Pedagogia, historicamente responsável pela formação dos profissionais da educação, entre eles os professores, enfrenta, a partir do segundo semestre de 1999, uma crise desencadeada por vários fatores, destacando-se o questionamento de sua competência para formar professores da educação básica, aliado à regulamentação dos Institutos Superiores de Educação propostos como instâncias formadoras de professores em todos as níveis. Neste trabalho, a autora propõe-se a refletir sobre o Curso de Pedagogia, focalizando-o de três ângulos, a partir de postos que ocupa como agente da Política Educacional: Pedagoga, Professora do Curso de Pedagogia e Membro de Comissões Verificadoras, indicada pela SESu/MEC. Partindo da análise da formação dos anos sessenta, anterior ao Parecer 252/69, questiona as propostas atuais.

Palavras-chave : Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Institutos Superiores de Educação; Política Educacional.

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