SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número31Globalização e educação: uma proposta para a avaliaçãoAvaliação qualitativa e quantitativa: uma metodologia de integração índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

GRINSPUN, Mírian Paura S. Zippin. Avaliação institucional. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.31, pp.223-236. ISSN 0104-4036.

Trata o artigo de um estudo sobre a avaliação institucional, mostrando sua importância na educação. A avaliação institucional fundamenta-se em critérios e valores pelos quais vão ser, observados a instituição e o projeto que se pretende desenvolver. Não se trata de uma modalidade de avaliação, mas da construção de um processo pedagógico para se observar o desenvolvimento da instituição. Ela identifica os avanços e recuos, faltas e falhas da instituição a partir pontos levantados para uma análise da organização em termos de sua dinâmica interna e das redes de suas relações. Avaliação institucional deve levar as transformações significativas no campo educacional, considerando o que se tem e aonde se quer chegar.

Palabras clave : Avaliação Educacional; Educação; Políticas Públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )