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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

OLIVEIRA, João Batista Araujo e. Custos e benefícios de programas para regularizar o fluxo escolar no ensino fundamental: novas evidências. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.32, pp.305-341. ISSN 0104-4036.

Nos últimos quarenta anos as camadas mais pobres da população vêm sendo vítima de políticas educacionais inflacionárias: a expansão " a qualquer custo" tem por custo o sacrifício da qualidade e a penalização dos mais carentes, através das políticas de reprovação e exclusão. A inflação no sistema educativo se revela no excesso de matrículas e de alunos defasados, bem como na adoção simultânea de lógicas perversas e combinadas de promoção automática de alunos - inclusive analfabetos - com a repetência branca do abandono e a repetência propriamente dita. Estratégias para corrigir o fluxo escolar se afiguram como o primeiro passo para restabelecer a verdade do sistema educativo e qualificar o valor da promoção, dos diplomas, da escola e do próprio processo de escolarização. O presente artigo apresenta os resultados de custo e desempenho de dois programas de regularização do fluxo escolar iniciados nas redes estadual e municipais do estado da Bahia, um voltado para as 4 primeiras séries, incluindo um programa de alfabetização para alunos defasados, modelado a partir do programa Acelera Brasil, e outro, desenvolvido em caráter original, voltado para as séries 5" à 8". Os resultados positivos de ambos os programas confirmam que o problema da repetência é, sobretudo, um problema de cultura pedagógica nas escolas, mas que só pode ser superado com a adoção de efetivas políticas educacionais pelo poder público.

Palavras-chave : Alfabetização; Aceleração da Aprendizagem; Correção do Fluxo Escolar; Promoção Automática; Repetência; Pedagogia do Sucesso.

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