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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SIMOES, Sérgio L.. O imaginário do acadêmico e o processo avaliativo. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.32, pp.359-375. ISSN 0104-4036.

Neste artigo, discute-se a prática avaliativa a partir da análise dos resultados dos dados coletados por meio de questionários sobre avaliação e avaliação institucional, aplicados à comunidade acadêmica, que nos permitiram dimensionar o grau de (des)informação que cerca o processo avaliativo. Num primeiro momento, analisaram se separadamente as informações dos alunos sobre avaliação e avaliação institucional para determinar a expectativa dos acadêmicos. Na seqüência, cruzaram-se os dados para situar o processo avaliativo no universo dos alunos. Os resultados contribuíram, sobremaneira, para colocar em cheque algumas posturas que revelam os problemas - remanescentes da avaliação tradicional - que permeiam o universo da avaliação institucional e interferem no suo prático. Com base nessas considerações, observou-se a necessidade de se definirem, claramente, as funções e objetivos da avaliação institucional para todos os envolvidos no processo, flexibilizando ações a fim de corrigir distorções que fazem parte do imaginário do aluno.

Palabras clave : Prática Avaliativa; Avaliação; Avaliação Institucional; Avaliação Tradicional; Imaginário do Aluno.

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