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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SILVA, Maria José Ramos da  e  GOMES, Candido Alberto. Quanto custará o novo ensino médico? Contribuição de um estudo de caso do Distrito Federal. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.33, pp.397-413. ISSN 0104-4036.

O Brasil vive atualmente dois desafios no ensino médio: o rápido crescimento da matrícula e a sua reformulação, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Como pouco se faz sem dinheiro, quanto custará responder a ambos? Contribuindo para responder o essa questão, a pesquisa calculou e analisou os custos diretos de funcionamento do ensino médio numa escola público de grande porte, no Distrito Federal. Em seguida, estimou quanto o mesmo custaria após a sua adequação à reforma, segundo padrões mínimos de qualidade. Reduzindo atividades-meio, o custo da escola reformulada seria menor que o existente. Deve-se considerar, porém, que o estabelecimento já é bem dotado de pessoal e recursos materiais, ao contrário de muitas escolas brasileiras, e que a estimativa dos custos da escola reestruturada, por serem de funcionamento, não incluem os custos relativos o reformas, equipamentos e capacitação de educadores.

Palavras-chave : Economia da Educação; Custos Educacionais; Ensino Médio; Investimento; Gestão Escolar; Gestão Educacional.

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