SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número33As grandes conferências da década de 90, as diretrizes da política educacional e o ensino fundamental: uma abordagemRelação entre a gestão participativa e o desempenho escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LOCATELLI, Iza. Novas perspectivas de avaliação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.33, pp.475-487. ISSN 0104-4036.

Embora recente, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básico (SAEB) já se encontra consolidado. Ampliando sua área de atuação, o SAEB tem procurado respostas para os problemas educacionais do país, realizando estudos e pesquisas sobre os fatores associados ao desempenho dos alunos avaliados. O SAEB expande sua ação por meio de Acordos de Cooperação Técnica com os diferentes estados brasileiros, de tal forma que estes possam organizar seus próprios sistemas de avaliação. Consolidado esta rede de avaliação, discute-se o necessidade de que sejam levados às escolas alguns dos recursos conceituais e metodológicos que foram acumulados durante estes anos, de tal forma que a avaliação seja efetivamente apropriada pela comunidade educacional. A avaliação é visto como um processo em que deve prevalecer o diálogo entre escolas e sistemas de ensino, evitando-se descrições assertivas e unilaterais. Gestores, professores, alunos, pais, membros da comunidade devem-se tornar sujeitos ativos nos diálogos de avaliação.

Palavras-chave : Avaliação Intra-Escolar; Avaliação de Sistemas de Ensino; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )