SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número34Avaliação institucional na Alemanha e no Brasil: análise comparativaAvaliação constitucional conseqüente: uma proposta metodológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SOARES, José Francisco; CASTRO, Cláudio Moura  e  CESAR, Cibele Comini. Escolas de ensino médio de Belo Horizonte: as campeãs e as que oferecem mais ao aluno. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.34, pp.101-121. ISSN 0104-4036.

Este trabalho discute as limitações da utilização do desempenho médio na classificação de escolas. Existem dois pontos importantes a serem considerados: as escolas têm clientelas distintas com relação a características relevantes para o processo educacional e espera-se que exista correlação entre os desempenhos de alunos provenientes de uma mesma escola. Para obter uma classificação que considere estes dois aspectos, utilizou-se a metodologia de modelos lineares hierárquicos. Esta metodologia, que é uma extensão da análise de regressão linear múltipla, torna comparáveis as clientelas e incorpora a correlação entre as medidas de desempenho de alunos de uma mesma escola. Contrapondo a classificação obtida segundo o critério da média com a classificação fornecida pelo modelo hierárquico, com as escolas classificadas por conceitos, observa-se que há uma grande mudança nos conceitos atribuídos. Em particular, as escolas públicas se movimentam em direção aos melhores conceitos. Observa-se também que, embora exista variação entre as escolas, esta não é tão expressiva como a comparação das médias não ajustadas parece indicar.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Modelos Hierárquicos; Valor Agregado; Efetividade de Escolas; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )