SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número35Construtivismo e alfabetização: um casamento que não deu certo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

RICARDO, Elio Carlos. As ciências no ensino médio e os parâmetros curriculares nacionais: da proposta à prática. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.35, pp.141-160. ISSN 0104-4036.

O artigo relata um estudo de caso realizado no Instituto Estadual de Educação e na Secretaria Estadual de Educação e Desporto, em Florianópolis - Santa Catarina, com um grupo de professores da área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio e de técnicos da área pedagógica e da Secretaria. O principal objetivo foi identificar a percepção que esse grupo de professores e técnicos da área pedagógica têm da reforma de ensino proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e verificar se está sendo implementada alguma mudança na sala de aula. A principal conclusão foi que poucas ações ocorreram para a implantação dos PCNs nas escolas e que não foram dadas oportunidades para que os professores tivessem uma compreensão da reforma em seu todo. Algumas das dificuldades apontadas pelos docentes são apresentadas e discutidas, assim como o contexto da reforma pretendida. São sugeridos alguns caminhos que podem contribuir para a implementação dos PCNs de forma articulada com a formação inicial e continuada.

Palavras-chave : Parâmetros Curriculares Nacionais; Ensino Médio; Percepção de Professores; Reforma do Ensino Médio; Ensino de Ciências; Formação Inicial; Capacitação de Docentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )