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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

PENNA FIRME, Thereza  y  LETICHEVSKY, Ana Carolina. O desenvolvimento da capacidade de avaliação no Século XXI: enfrentando o desafio através da meta - avaliação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.36, pp.289-300. ISSN 0104-4036.

Meta-Avaliação é a avaliação da avaliação. O presente trabalho descreve o processo de meta-avaliação conduzido numa instituição universitária (Centro Universitário Newton Paiva, Minas Gerais, Brasil) pela Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, Brasil, sendo o foco da meta-avaliação a auto-avaliação do referida instituição. O princípio desencadeador da tarefa foi o entendimento da meta-avaliação como atividade crucial para assegurar a integridade de uma avaliação, desde a sua concepção até seus resultados. Nesse sentido, a meta-avaliação verificou até que ponto a auto-avaliação em questão correspondeu às quatro categorias de standards ou padrões de programas avaliativos (Joint Commitee on Standards for Educational Evaluation, 1994) em termos de utilidade (atendendo às necessidades de informação dos interessados), viabilidade (sendo realística, prudente, diplomática e simples), ética (sendo legal e ética) e precisão (revelando de forma técnica e adequada informações sobre como o julgamento de mérito e de relevância foram feitos). Tais padrões foram verificados ao longo da avaliação em curso (meta-avaliação formativa) e ao final (meta-avaliação formativa). Os passos metodológicos (Stufflebeam, 2000) incluíram a interação inicial com os envolvidos e interessados na missão, a escolha de uma equipe qualificada para a condução do processo, a definição das questões de meta-avaliação, o acordo quanto aos padrões de julgamento da avaliação do Centro Universitário Newton Paiva, a elaboração do contrato de meta-avaliação, a coleta e revisão da informação acessível e necessária, a análise e interpretação de informações quantitativas e qualitativas à luz dos padrões, a elaboração de informes e a colaboração, junto à instituição-cliente e aos interessados em geral, na interpretação e aplicação dos resultados. Tão importante quanto a constatação do sucesso na execução da avaliação do Centro Universitário Newton Paiva foi o fortalecimento da capacidade avaliativa entre os envolvidos, através de uma abordagem inovadora de empowerment (Fetterman, 2001) assegurada ao longo de toda a missão - um resultado que emerge como um dos maiores desafios da avaliação no século XXI.

Palabras clave : Meta-avaliação; Meta-avaliação-Formativa; Meta-avaliação-somativa; Avaliação; Padrões; Critérios; Avaliação Institucional; Capacitação em Avaliação; Mérito; Relevância; Princípios do Avaliador.

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