SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número36El enfoque interpretativo en la investigación en educación en cienciasCurso Pró-Técnico no CEFET/RJ - desafios e contradições da democratização do acesso às escolas técnicas federais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

METTRAU, Marsyl Bulkool  y  GONCALVES, Virgínia Maria Fontes. Efeitos de um programa de enriquecimento: descrição e resultados parciais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.36, pp.332-340. ISSN 0104-4036.

A pesquisa "Follow-up"- Efeitos de um programa de enriquecimento surgiu como um desdobramento do Programa de Enriquecimento PEDI, desenvolvido entre 1983 e 1986, concomitantemente no Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAP-UERJ) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (cursos de graduação). O PEDI teve como objetivo oportunizar aos alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, dessas instituições de ensino, atividades enriquecedoras que possibilitassem o desenvolvimento do seu potencial e de suas necessidades especiais, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n° 9394/96, Cap. V. Educação Especial, Art. 59, incisos II e III. Assim, o Projeto "Follow-up" reunirá informações sobre os ex-participantes de um Programa de Enriquecimento ao longo de dez (10) anos de sua vida social, acadêmica, não acadêmica e profissional, permitindo novas perspectivas relacionadas ao conhecimento, atuação e produtividade dos mesmos, bem como à validade do Programa de Enriquecimento PEDI/CAP/ UERJ (1983/1986). A principal conclusão preliminar dessa pesquisa ainda em andamento é que o indivíduo portador de altas habilidades, quando bem orientado e com acompanhamento de uma equipe especializada, pode desenvolver suas potencialidades e direcioná-las para sua melhoria de vida e das demais pessoas da sociedade.

Palabras clave : Educação Especial; Programa de Enriquecimento; Inclusão; Portadores de Altas Habilidades / Superdotados; Pesquisa Qualitativa; Análise de Conteúdo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )