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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

LIMA, Helena Ibiapina; SILVA, Beatriz Rodrigues Gomes da  y  SILVA, Patrícia Rosa da. Recuperando a história do acesso ao ensino superior (1911 - 1925). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.37, pp.441-456. ISSN 0104-4036.

Este texto sistematiza a primeira parte de um estudo sobre o Acesso ao Ensino Superior, que vem sendo realizado na linha de pesquisa Instituições Educacionais e Científicas do País, do PROEDES / UFRJ. O trabalho busca resgatar a história do acesso ao ensino superior no Brasil, da instituição do vestibular em 1911 até 1925. Analisa os dilemas surgidos considerando os marcos legislativos das políticas educacionais, bem como o material publicado na imprensa, durante o período. Apresenta o momento em que o exame de acesso procurava simplesmente distribuir as vagas existentes e sinaliza o surgimento de nova concepção, defendida por educadores, no sentido de o acesso contemplar, também, a igualdade de oportunidades. A pesquisa apoiou-se em fontes documentais escritas, considerando algumas discussões empreendidas, tais como: a validade do vestibular como instrumento de análise da formação recebida nos níveis de escolarização anteriores, o conteúdo abrangido e o nível de complexidade.

Palabras clave : Avaliação; Ensino Superior; Exame de Acesso; Educação; História da Educação.

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