SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número37Os Primeiros passos da pós-graduação no Brasil: a questão da dependênciaEducação especial um capítulo à parte na história do direito à educação no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

BERESFORCI, Heron; QUEIROZ, Magda  y  NOGUEIRA, Ana Beatriz. Avaliação das relações cognitivas e motoras na aquisição instrucional das habilidades para a aprendizagem da linguagem escrita. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.37, pp.493-501. ISSN 0104-4036.

Este trabalho teve por objetivo colaborar com a resolução do problema da ausência de informações acerca da possível relação existente entre a influência conjunta do desempenho motor e do desempenho cognitivo na aquisição de habilidades para aprendizagem da linguagem escrita. Paro isto, autores como Bock (1991), Campos (1986), Garcia (1998), Piaget (1987), entre outros, foram estudados e suas teorias contribuíram para fundamentar esta pesquisa que foi do tipo descritivo ex-post- facto e permitiu uma interpretação sobre os nexos causais ou de antecedência, de conseqüência ou de decorrência, de interdependência e de finalidade de tais dificuldades na aquisição das habilidades para aprendizagem da linguagem escrita. Como estratégias metodológicas, foram utilizadas testes de proficiência motora, de Bruiininks-Oserestsky, e avaliação pedagógica da leitura e escrita. A partir destes testes realizou-se uma análise de variância e a comparação das médias pelo teste de TUKEY. O resultado mostrou que as dificuldades apresentados na aprendizagem da linguagem escrita podem ser amenizadas por atividades cognitivas ou declarativas e motoras ou procedurais, isoladamente ou em  conjunto. Mostrou, também, que há relação entre a dificuldade estudada e o rendimento escolar, situação financeira e aspecto socioeconômico.

Palabras clave : Avaliação; Relações Cognitivas e Motoras; Aprendizagem; Linguagem Escrita.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )