SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número38Ambientes de aprendizagem com suporte das TIC: o caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRNO sentido da educação física nos discursos oficiais e o cotidiano em uma escola pública cearense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

MATOS, Heloisa Maria Leiras. Capacitação e qualificação docente na configuração do perfil do "Bom Professor": um estudo de caso. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.38, pp.55-80. ISSN 0104-4036.

O texto aborda o questão do exercício da docência do professor de ensino superior, procurando confrontar a legislação educacional em vigor até o final de 2001 e os indicadores estabelecidos nos Padrões de Qualidade dos Cursos de Graduação para qualificar o Corpo Docente, com a figura do "bom professor". A partir de uma Revisão da Literatura, direcionada no sentido de mapear diferentes posicionamentos/definições sobre o "bom professor", a autora analisa e coteja estes indicadores através de um estudo de caso, que incluiu o acompanhamento da implementação de um Programa Institucional de Capacitação Pedagógica. Em suas Considerações Finais, apresenta recomendações para que se insiram - nos Padrões de Avaliação - indicadores que valorizem a ação docente.

Palavras-chave : Educação Superior; Avaliação; Função Docente; Capacitação Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )