SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número38Capacitação e qualificação docente na configuração do perfil do "Bom Professor": um estudo de casoCiclos e progressão escolar: indicações bibliográficas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LIMA, Ariza Maria Rocha. O sentido da educação física nos discursos oficiais e o cotidiano em uma escola pública cearense. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.38, pp.81-98. ISSN 0104-4036.

Esta pesquisa enfoca a educação física no cotidiano de uma escola pública cearense confrontando-a com as implicações relativas às orientações da última Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional - LDB n° 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e o Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE. Recorri, entre outros autores, a Husserl (1990), Heidegger (1979) e Gadamer (1993) na reflexão sobre o paradigma epistemológico da hermenêutica-fenomenológica alemã. Malinoswki (1984) no estudo do tipo etnográfico. Heller (1970) e Lefebvre (1991) na base conceitual do cotidiano e, na educação física, os principais foram: Soares (1994 e 1999), Kunz (1994) e Castellani Filho (1998). Em relação aos resultados obtidos na pesquisa, constatei que a Educação Física na escola investigada vive seu paradoxo: ao mesmo tempo em que ela é usada para moralizar e manter os alunos ocupados com atividades esportivas e, assim, combater a drogas, as gangues e o perigo do ócio, ela também tem o caráter de ser "desordeira", por romper a rígida rotina e, por isto mesmo, vista pelos pais, funcionários, professores e Núcleo Gestor (Diretor, Coordenador Pedagógico e Coordenador Administrativo - Financeiro) como a causadora de uma desordem escolar.

Palavras-chave : Educação Física; Cotidiano; Escola Pública; Estudo Etnográfico; Discurso Oficial; Escola Cearense; Avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )