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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SILVA, Christina Marília Teixeira da  y  AZEVEDO, Nyrma Souza Nunes de. O significado das tecnologias de informação para educandos: pistas para favorecer cooperação e autonomia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.38, pp.121-133. ISSN 0104-4036.

Na pesquisa descrita, buscamos investigar as percepções de estudantes em relação às tecnologias de informação. Para isso, foi aplicado um questionário a 550 alunos de ensino fundamental e médio que freqüentavam, em 2001, quatro escolas públicas e particulares no Rio de Janeiro. Consideramos que, para se atingir objetivos em relação à aprendizagem, é imprescindível que os participantes do processo busquem compartilhar significados. No caso das tecnologias aplicadas à Educação, essa necessidade é prioritária, pois há indícios de que educandos e educadores vivem experiências bastante diferenciadas. O computador foi considerado pelos alunos uma ferramenta de aprendizagem, e a Internet, instrumento de comunicação e pesquisa. A partir dos dados obtidos na pesquisa, são apresentadas sugestões para os professores usarem as tecnologias buscando favorecer o processo de aprendizado.

Palabras clave : Educação; Tecnologias de Informação; Psicologia Educacional.

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