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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares de; GOMES, Eliane Gonçalves; MEZA, Lidia Angulo  e  MELLO, Maria Helena Campos Soares de. Uma análise da qualidade e da produtividade de programas de pós-graduação em Engenharia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.39, pp.167-179. ISSN 0104-4036.

Os cursos de pós-graduação são avaliados periodicamente pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior) segundo critérios nem sempre claros. Esses critérios buscam medir, dentre outros, a produtividade acadêmico (incluindo-se qualidade e quantidade da produção científica), a dedicação do corpo docente, o tempo para conclusão do curso etc. A quantificação da excelência acadêmica não é geralmente realizada; é feita de forma qualitativa. Este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho de programas de pós-graduação em Engenharia na capacidade de transformar teses de mestrado e doutorado em produção científica pública, e a produção de cada programa de pós-graduação em relação aos recursos de que dispõe. Para ambos os casos são utilizados modelos de Análise Envoltório de Dados (Dota Envelopment Analysis - DEA). São usados como unidades de avaliação os 12 programas de pós-graduação em Engenharia da COPPE (UFRJ).

Palavras-chave : DEA; Avaliação; Pós-graduação; Qualidade; Produtividade; Restrições aos Pesos.

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