SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número40El Sistema de Evaluación de la Educación Básica: un estudio sobre el desempeño de los alumnos del Acre no SAEB 2001Deserción discente en la Universidade Federal do Ceará (UFC): propuesta para identificar sus causas e implantar un Servicio de Orientación e Información índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

MALDI, Rita Morgana Nogueira  y  GOMES, Cândido Alberto. O financiamento do ensino médio público ao nível escolar: o Patinho Feio ainda à espera de se tornar Cisne. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.40, pp.314-331. ISSN 0104-4036.

O ensino médio no Brasil, como em outros países em desenvolvimento, está enfrentando uma expansão rápida, em face do desrepresamento dos efetivos do ensino fundamental, o que propõe problemas de identidade e de financiamento adequado. A presente pesquisa realizou quatro estudos de caso, focalizando escolas públicas pertencentes a três Unidades Federativas do Entorno do Distrito Federal, para conhecer como ocorre, na ponta, o financiamento do ensino médio. Os resultados indicam que, exceto numa delas, o ensino médio sobrevive graças ao compartilhamento de custos com o ensino fundamental. Todos os diretores precisam arrecadar recursos complementares junto à comunidade. Isto gera importantes questões de qualidade e democratização educacional. O grau de autonomia das escolas é bastante reduzido. As conclusões destacam o papel dos gestores escolares e a necessidade de políticas mais adequadas.

Palabras clave : Economia da Educação; Financiamento Educacional; Despesas Educacionais; Ensino Médio; Gestão Escolar; Gestão Educacional; Planejamento de Redes Escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )