Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
MALDI, Rita Morgana Nogueira y GOMES, Cândido Alberto. O financiamento do ensino médio público ao nível escolar: o Patinho Feio ainda à espera de se tornar Cisne. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.40, pp.314-331. ISSN 0104-4036.
O ensino médio no Brasil, como em outros países em desenvolvimento, está enfrentando uma expansão rápida, em face do desrepresamento dos efetivos do ensino fundamental, o que propõe problemas de identidade e de financiamento adequado. A presente pesquisa realizou quatro estudos de caso, focalizando escolas públicas pertencentes a três Unidades Federativas do Entorno do Distrito Federal, para conhecer como ocorre, na ponta, o financiamento do ensino médio. Os resultados indicam que, exceto numa delas, o ensino médio sobrevive graças ao compartilhamento de custos com o ensino fundamental. Todos os diretores precisam arrecadar recursos complementares junto à comunidade. Isto gera importantes questões de qualidade e democratização educacional. O grau de autonomia das escolas é bastante reduzido. As conclusões destacam o papel dos gestores escolares e a necessidade de políticas mais adequadas.
Palabras clave : Economia da Educação; Financiamento Educacional; Despesas Educacionais; Ensino Médio; Gestão Escolar; Gestão Educacional; Planejamento de Redes Escolares.