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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CATRIB, Ana Maria Fontenelle  e  FREITAS, Kátia Siqueira de. Diretrizes de uma proposta transformadora de avaliação interna para a pós-graduação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.41, pp.518-535. ISSN 0104-4036.

Esta pesquisa teve como objeto de investigação as avaliações internas de cinco cursos de mestrado da Universidade de Fortaleza -UNIFOR- Administração, Direito, Psicologia, Educação em Saúde e Informática. Seus objetivos foram realizar uma meta-avaliação emancipadora, vislumbrando-a como processo reflexivo de ação, e elaborar diretrizes para a avaliação interna das universidades de modo a permitir melhorias, bem como contribuir com reflexões sobre o tema de avaliação. A pesquisa teve caráter descritivo e avaliativo com abordagem qualitativa, tendo, como sujeitos, coordenadores, professores e alunos. Os instrumentos de coleta de dados foram análise documental, questionários com questões abertas e entrevistas semi-estruturadas. A análise dos resultados indicou alguns pontos críticos das avaliações examinados, tais como, a participação restrita dos envolvidos na avaliação; a ausência de ampla divulgação dos resultados; pouco envolvimento da comunidade universitária na tomada de decisão; e limitação das avaliações apenas às disciplinas e não ao curso como um todo. As conclusões indicaram que as avaliações internas dos cursos de mestrado examinados devem ser repensadas e reconstruídas a partir de um projeto pedagógico institucional, o qual atuará como agente norteador da política e das ações da avaliação. Os resultados apontam para uma proposta de avaliação interna que permite transformar o processo avaliativo em participativo, democrático e libertador, possibilitando a (re)construção das práticas atuais de avaliação, muitas vezes voltadas para a mera coleta de resultados sem discussão das ações de melhoria a serem adotadas.

Palavras-chave : Avaliação Interna; Proposta Transformadora de Avaliação; Avaliação Institucional; Meta-Avaliação.

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