SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número42Políticas de financiación de la educación municipal en Brasil (1996-2002)Evaluación de la relación entre identidad, trabajo y empleo en un curso destinado a la formación de administradores públicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

FERNANDEZ BATANERO, José Maria. Participação e implicação nas atividades escolares: algumas considerações. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.42, pp.583-592. ISSN 0104-4036.

Este artigo tem o propósito de participar à comunidade científica as reflexões e algumas das conclusões originadas do trabalho que estamos realizando no contexto da Educação Primária, sobre aspectos que favorecem a participação de "todos" os alunos nas tarefas escolares, incluindo aqueles que apresentam necessidades educativas especiais. Estamos convencidos daqueles fatores que contribuem para a criação de aprendizagens eficientes, constitui, sem dúvida, um dos pilares básicos de um ensino de qualidade para totalidade dos alunos das escolas. O trabalho que apresentamos é derivado das opiniões que os docentes têm manifestado sobre os diferentes fatores de participação e sua incidência no desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Currículo; Inclusão; Aprendizagem Eficaz; Participação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )