SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue42Participation and implications in school tasksData Envelopment Analysis for Evaluation of Teaching Departaments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

NICACIO, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima  and  GOULART, Íris Barbosa. Avaliação da Relação entre Identidade, Trabalho e Emprego num Curso Destinado à Formação de Administradores Públicos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.42, pp.593-610. ISSN 0104-4036.

Imerso em um contexto repleto de mudanças políticas, econômico, sociais e, sobretudo, tecnológicas, o mundo do trabalho se depara com questões graves, como o enfraquecimento do emprego formal, reduções salariais, precarização e informatização do trabalho. Este artigo sintetiza um estudo que teve como objetivo avaliar a articulação entre identidade, trabalho e emprego, tomando como sujeitos os alunos de um curso que vincula formação profissional à garantia de emprego. Foi realizada uma pesquisa qualitativa  estudo de caso, com a realização de entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados foram interpretados mediante a análise de conteúdo, que permitiu inferir a avaliação do universo de significações dos entrevistados. O referencial teórico baseou-se na tese do materialismo dialético, que defende a centralidade do trabalho na vida humana.

Keywords : Identidade; Trabalho; Emprego; Educação; Psicologia; Administração Pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )