SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número42Análise Envoltória de Dados para Avaliação de Departamentos de EnsinoAutonomia da escola: uma reelaboração dos sonhos e dos anseios por uma escola democrática: o caso de Pernambuco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Avaliando o processo de aprendizagem. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.42, pp.623-636. ISSN 0104-4036.

Este artigo focaliza a aprendizagem como um processo. Não se trata de uma discussão sobre Teorias da Aprendizagem, mas tem o objetivo de analisar o papel da aquisição, retenção e transferência. Enfatiza a aprendizagem de acordo com estes três aspectos como uma base essencial para todas as teorias de Aprendizagem, embora algumas teorias não considerem o papel da aquisição, retenção e transferência da aprendizagem. É proposto que uma reconceituação geral destes aspectos se faz necessária. Não é apresentado um modelo para o processo de aprendizagem porque nossa preocupação neste estudo é chamar a atenção para os três aspectos selecionados do processo de aprendizagem.

Palavras-chave : Aprendizagem; Aquisição; Retenção; Generalização; Transferência; Memória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )