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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

NASCIMENTO, Raimundo Benedito do  y  MOTA, Francisco de Assis de Alencar. Avaliação educacional: considerações teóricas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.44, pp.810-830. ISSN 0104-4036.

A avaliação da aprendizagem escolar constitui, no domínio da educação, um dos temas polêmicos e que suscita curiosidades em relação à sua prática. É perceptível, no momento atual, a presença enfática dessa temática nos foros e debates educacionais e nos discursos entre educadores, nos diferentes espaços institucionais, onde se inserem o ensino e a aprendizagem, principalmente, com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. É bem verdade que a renovação conceitual, em que se projetam as contribuições de numerosas investigações educativas dos últimos anos, manifestam-se através de um notável enriquecimento dos âmbitos sobre os quais se estende a avaliação dos critérios com que se produzem juízos de valor e das decisões admitidas. Sem dúvidas, registra-se no momento uma distância significativa do antigo conceito de avaliação como constatação do nível de aprendizagem do aluno. Faz-se então necessário avaliar não apenas o conhecimento adquirido, mas também as habilidades e atitudes. É fundamental conhecer as características das atividades contínuas e não somente os resultados. Por outro lado, a avaliação deve incidir sobre a atividade do professor, o planejamento dos programas, a efetividade dos recursos e sobre a influência dos ambientes organizativos e ambientais. A atividade avaliativa deve ultrapassar o estudo de tudo quanto se manifesta a fim de também se prolongar até à identificação das causas de desvios que possam interferir nos resultados de alguma ação educativa. Neste ambiente de discussão, é que seguramente se encontrará o caminho para aperfeiçoar o ensino. Ao pensar nesta diversidade, propõe-se seguir um trabalho, a partir da (re)visitação de renomados autores que contribuíram na construção da história da avaliação, na tentativa de trazer a lume pontos específicos deste tema.

Palabras clave : Educação; Avaliação da Aprendizagem; Planejamento Educacional.

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