SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número44Magistério e mercado de trabalho: motivações e dilemas na escolha profissionalDas evidências: a leitura de Raymundo Faoro como pano de fundo para a problematização das políticas públicas no campo da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

NASCIMENTO, Raimundo Benedito do  e  MOTA, Francisco de Assis de Alencar. Avaliação educacional: considerações teóricas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.44, pp.810-830. ISSN 0104-4036.

A avaliação da aprendizagem escolar constitui, no domínio da educação, um dos temas polêmicos e que suscita curiosidades em relação à sua prática. É perceptível, no momento atual, a presença enfática dessa temática nos foros e debates educacionais e nos discursos entre educadores, nos diferentes espaços institucionais, onde se inserem o ensino e a aprendizagem, principalmente, com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. É bem verdade que a renovação conceitual, em que se projetam as contribuições de numerosas investigações educativas dos últimos anos, manifestam-se através de um notável enriquecimento dos âmbitos sobre os quais se estende a avaliação dos critérios com que se produzem juízos de valor e das decisões admitidas. Sem dúvidas, registra-se no momento uma distância significativa do antigo conceito de avaliação como constatação do nível de aprendizagem do aluno. Faz-se então necessário avaliar não apenas o conhecimento adquirido, mas também as habilidades e atitudes. É fundamental conhecer as características das atividades contínuas e não somente os resultados. Por outro lado, a avaliação deve incidir sobre a atividade do professor, o planejamento dos programas, a efetividade dos recursos e sobre a influência dos ambientes organizativos e ambientais. A atividade avaliativa deve ultrapassar o estudo de tudo quanto se manifesta a fim de também se prolongar até à identificação das causas de desvios que possam interferir nos resultados de alguma ação educativa. Neste ambiente de discussão, é que seguramente se encontrará o caminho para aperfeiçoar o ensino. Ao pensar nesta diversidade, propõe-se seguir um trabalho, a partir da (re)visitação de renomados autores que contribuíram na construção da história da avaliação, na tentativa de trazer a lume pontos específicos deste tema.

Palavras-chave : Educação; Avaliação da Aprendizagem; Planejamento Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )