SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número44Avaliação educacional: considerações teóricasA tecnocultura e a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

WERLE, Flávia Obino Corrêa  e  ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Das evidências: a leitura de Raymundo Faoro como pano de fundo para a problematização das políticas públicas no campo da educação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.44, pp.831-843. ISSN 0104-4036.

O texto aponta para a permanência e atualidade dos conceitos faorianos de patrimonialismo e estamento, creditando vigor a leitura de Os Donos do Poder, a fim de buscar chaves de análise para o pensamento nacional e problematizar como são propostas, debatidas, aplicadas as políticas públicas no campo da educação e a legitimidade das constantes alterações de cronogramas de trabalho, pautas de ações e discussões teóricas no âmbito educacional, provocadas pelas mudanças de partidos e nomes. A discussão é: a quem pertence o poder de auferir legitimidade às políticas públicas implementadas no âmbito da educação, o que encaminha ao conceito de participação e do quanto a presença (ou ausência) teórica e prática de tal conceito determinaria os rumos da educação, graças aos condicionantes da cultura política brasileira, marcados por tradições centralizadoras e patrimonialistas e, portanto, por padrões de relação clientelistas e meritocráticas; assim como à necessária abertura de novos espaços para a participação popular nas decisões do executivo.

Palavras-chave : Patrimonialismo; Estamento; Políticas Educacionais; Raymundo Faoro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )