SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue44About evidences: the reading of Raymundo Faoro as a panel for the problematizing of public policies in the field of educationFormation of the basic education's teachers in Brazil and expectations of teachers who ad in the basic school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

WERNECK, Vera Rudge. A tecnocultura e a educação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.44, pp.844-863. ISSN 0104-4036.

O artigo pretende analisar de uma perspectiva filosófico-pedagógico a relação entre a tecnocultura e a educação. Toma como referencial metodológico os pressupostos da Teoria de Valores conceituando a educação como processo de apreensão e de hierarquização de valores de modo próprio e adequado à realização humana enquanto "personalidade". Admitindo que a apreensão dos valores se dê pela sensibilidade analisa o papel da mídia em geral que apela especialmente para esta faculdade, como agente educador. Entende então, ser a hoje chamado multimídia uma instância de educação tendo como função não apenas comunicar mas propor uma hierarquia de valores que leve ao aprimoramento do sujeito. Analisa as características da multimídia, a denotação e conotação de suas mensagens, o imaginário e o sentido de sua linguagem. Mostra que não sendo neutra a produção da tecnologia a sua ação pedagógica dá-se não propriamente pelos conteúdos que transmite mas pelo sentido com que são apresentados. Aborda ainda a questão da censura e da ética na produção da mídia. Conclui pela necessidade do aprofundamento da reflexão sobre os conceitos de cultura, de tecnocultura e de educação passando pela ética.

Keywords : Tecnocultura; Cultura; Mídia; Educação; Ética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )