SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número44Das evidências: a leitura de Raymundo Faoro como pano de fundo para a problematização das políticas públicas no campo da educaçãoParadigmas da educação à distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

WERNECK, Vera Rudge. A tecnocultura e a educação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.44, pp.844-863. ISSN 0104-4036.

O artigo pretende analisar de uma perspectiva filosófico-pedagógico a relação entre a tecnocultura e a educação. Toma como referencial metodológico os pressupostos da Teoria de Valores conceituando a educação como processo de apreensão e de hierarquização de valores de modo próprio e adequado à realização humana enquanto "personalidade". Admitindo que a apreensão dos valores se dê pela sensibilidade analisa o papel da mídia em geral que apela especialmente para esta faculdade, como agente educador. Entende então, ser a hoje chamado multimídia uma instância de educação tendo como função não apenas comunicar mas propor uma hierarquia de valores que leve ao aprimoramento do sujeito. Analisa as características da multimídia, a denotação e conotação de suas mensagens, o imaginário e o sentido de sua linguagem. Mostra que não sendo neutra a produção da tecnologia a sua ação pedagógica dá-se não propriamente pelos conteúdos que transmite mas pelo sentido com que são apresentados. Aborda ainda a questão da censura e da ética na produção da mídia. Conclui pela necessidade do aprofundamento da reflexão sobre os conceitos de cultura, de tecnocultura e de educação passando pela ética.

Palavras-chave : Tecnocultura; Cultura; Mídia; Educação; Ética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )