SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número44A tecnocultura e a educaçãoFormação de professores da educação básica no Brasil e expectativas de docentes que atuam na escola básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

NISKIER, Arnaldo. Paradigmas da educação à distância. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.44, pp.864-883. ISSN 0104-4036.

No artigo Paradigmas da Educação à Distância houve primeiramente a preocupação de elucidar o uso do acento grave na expressão à distância. Defendemos a nomenclatura educação à distância por considerá-la mais pertinente do que ensino à distância, haja vista tratar-se de um processo que envolve mais do que ensino ou instrução, apesar de também abrangê-los. Enfatizamos que a elaboração do desenho educacional pressupõe uma visão mais ampla dos diferentes caminhos e possibilidades, mais voltado para os alunos  do que para o trabalho dos profissionais ou dos meios utilizados no processo educativo. Em coerência com o desenho educacional que defendemos, recomendamos adoção de metodologias fundamentada em teorias de aprendizagem que priorizem o sujeito e processos efetivos de comunicação que diminuem a distância professor (meio) e aluno. A seleção dos meios mais econômicos e viáveis (material impresso e rádio) negando a afirmativa de que a educação à distância deva acontecer apenas com a utilização de imagens em movimento foi, também, um dos pontos ressaltados. Entretanto, a preparação dos usuários da EAD para um verdadeiro aproveitamento da educação virtual, o que possibilita a identificação de fontes idôneas de pesquisa e o contato com outros estudantes e pesquisadores (via Internet), também foi por nós enfocado.

Palavras-chave : Educação a Distância; Desenho Educacional; Teorias da Aprendizagem; Educação Virtual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )