SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número44Paradigmas da educação à distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CASTRO, Magali de. Formação de professores da educação básica no Brasil e expectativas de docentes que atuam na escola básica. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.44, pp.884-898. ISSN 0104-4036.

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória com professores do ensino médio, visando detectar as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia de sua profissão, bem como suas opiniões e expectativas em relação à política de formação de professores proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Foram pesquisados 28 professores licenciados ou com a licenciatura em curso, que atuam em escolas de  educação básica de Belo Horizonte. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, diretas, gravadas e transcritas, sendo abordadas as dificuldades que encontram em sua atuação docente, as alternativas que apresentam para saná-las e as melhores formas de se implementar o Projeto Político Pedagógico das escolas. Os professores foram também questionados sobre os atuais cursos de formação de docentes e sobre a necessidade de formatação continuada. Os dados foram organizados em três itens: 1º) Atuação Profissional e formação: as dificuldades e alternativas apresentadas pelos professores e as críticas aos cursos de licenciatura; 2º) Expectativas em relação aos cursos de formação de professores: formação que ultrapasse o conhecimento técnico, síntese de teoria e prática e formação alicerçada na pesquisa; 3º) A formação continuada e os processos coletivos de trabalho: uma necessidade imperiosa. Os depoimentos evidenciaram que ainda precisa ser feito em relação à formação e profissão docentes e deixaram claro que um caminho para se repensar os cursos de formação é dar voz aos professores, considerando o processo de formação inicial como o início de uma caminhada que não tem fim, seja qual for o nível de ensino em que vá atuar o professor.

Palavras-chave : Formação de Professores; Educação Básica; Formação Continuada; Licenciatura; Profissão Docente; Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )