SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue98The “reality” of each school and the reception of education policieTeachers’ perception about ICT integration in teaching practices in relation to the normative frameworks for the teaching profession in Chile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

OLIVEIRA, Adriano de  and  BIANCHETTI, Lucídio. Iniciação Científica Júnior: desafios à materialização de um círculo virtuoso. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.98, pp.133-162. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002600952.

Este artigo tem por finalidade analisar a trajetória da institucionalização da Iniciação Científica e da Iniciação Científica Júnior no país e, particularmente, na Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, metodologicamente, realizamos a análise documental de leis, indicadores e relatórios do CNPq e da UFSC. As razões para a política de aproximação entre a Educação Superior e a Educação Básica estão na melhoria dos níveis de permanência e no sucesso dos estudantes; no desenvolvimento do gosto pela ciência. Na Instituição onde foi realizada a pesquisa a não utilização de todas as bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica do Ensino Médio, como parte desta modalidade de Iniciação Cientifica, aponta a tendência de refluxo do Programa.

Keywords : ICJ/Pibic-EM; Política científica e educacional; Aproximação escola-universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )