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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

OLIVEIRA, Adriano de  e  BIANCHETTI, Lucídio. Iniciação Científica Júnior: desafios à materialização de um círculo virtuoso. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.98, pp.133-162. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002600952.

Este artigo tem por finalidade analisar a trajetória da institucionalização da Iniciação Científica e da Iniciação Científica Júnior no país e, particularmente, na Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, metodologicamente, realizamos a análise documental de leis, indicadores e relatórios do CNPq e da UFSC. As razões para a política de aproximação entre a Educação Superior e a Educação Básica estão na melhoria dos níveis de permanência e no sucesso dos estudantes; no desenvolvimento do gosto pela ciência. Na Instituição onde foi realizada a pesquisa a não utilização de todas as bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica do Ensino Médio, como parte desta modalidade de Iniciação Cientifica, aponta a tendência de refluxo do Programa.

Palavras-chave : ICJ/Pibic-EM; Política científica e educacional; Aproximação escola-universidade.

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