SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Curso de Magistério: vítima da dispersão e descontinuidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

CARNEIRO, Antônio Lineu  y  CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Reducionismo e holismo como perspectivas metodológicas da investigação ecológica. Educ. Rev. [online]. 1996, n.12, pp.13-17. ISSN 0104-4060.

O maior desafio da Ecologia, como de qualquer outra ciência, é o de ser útil e significativa ao homem. Mas o que significa isso nos dias de hoje? Mais que em outras épocas, a sociedade ressente-se dos problemas ambientais que afetam direta ou indiretamente a qualidade de vida. Sabe-se atualmente que a poluição, pelo uso descontrolado dos recursos naturais e pela urbanização acelerada - entre outros fatores - a agressão à natureza e às populações, humanas ou animais, atinge níveis catastróficos. Nesse sentido, portanto, há uma necessidade urgente não só de se prevenir, mas de remediar os problemas que estão afetando os ecossistemas e a qualidade de vida. É nessa perspectiva que a Ecologia, em interação com as demais ciências, afirma-se com particular importância: por meio dela, o homem pode compreender melhor a sua realidade ambiente e, conseqüentemente, saber como manejá-la em termos de planejamento, gerenciamento e tomadas de decisão em prol da proteção ambiental.

Palabras clave : Educação; Educação Ambiental; Ecologia; Ecossistemas.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )