SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Cross-culturalism and teaching of German as foreign languageForeign language in the mirror’s land: a reflection about the methodological limbo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

MEIRELES, Selma Martins. Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro. Educ. Rev. [online]. 2002, n.20, pp.149-164. ISSN 0104-4060.

O artigo mostra, resumidamente, como as mudanças sociais decorrentes da globalização e das novas exigências do mercado de trabalho determinam mudanças no ensino, de modo a conferir aos aprendizes cada vez mais autonomia, criatividade e espírito crítico. Tomando como exemplo as principais abordagens metodológicas de ensino de alemão como língua estrangeira utilizadas no Brasil, mostra como as mesmas acompanham as mudanças na concepção do papel do aprendiz e da importância das línguas estrangeiras na sociedade. Ilustra também como os novos meios de comunicação de massa, como internet e TV a cabo, influenciam a aprendizagem dessas línguas e abrem novas possibilidades para os estudantes da escola pública.

Keywords : Ensino de Língua Estrangeira; Ensino e Autonomia; Alemão como Língua Estrangeira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )