SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36A desconstrução das narrativas e a reconstrução do currículo: a inclusão dos saberes matemáticos dos negros e dos índios brasileiros author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

OLIVEIRA, Adriana Leonidas; CHAMON, Edna Maria Oliveira Querido  and  MAURICIO, Aline Gomes Cazarim. Representação social da violência: estudo exploratório com estudantes de uma universidade do interior do estado de São Paulo. Educ. Rev. [online]. 2010, n.36, pp.261-274. ISSN 0104-4060.

O estudo das Representações Sociais é um importante recurso metodológico de conhecimento dos fenômenos do cotidiano. Seu objetivo é abstrair sentido do mundo e introduzir nele ordem e percepções. O tema violência é uma reflexão antiga no Brasil, e necessita a todo tempo ser problematizado. O espaço acadêmico é um meio propulsor de se construir representações mais autênticas, desmistificando aquelas que não favorecem o desenvolvimento humano. Esse estudo teve como objetivo levantar as representações sociais da violência entre universitários de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. Foram realizadas vinte entrevistas com estudantes das áreas exatas, humanas e biológicas, analisadas qualitativamente com auxílio do software Alceste. Os resultados apontaram duas classes de representação da violência: Perspectiva social e política e Perspectiva Familiar. Os estudantes que têm suas representações fundamentadas em aspectos da esfera social parecem estruturá-las percebendo o quanto o indivíduo é afetado pela dinâmica social e política, percebendo a violência como fruto do desamparo do Estado, dos prejuízos do sistema capitalista que geram desigualdades sociais. Na perspectiva Familiar os estudantes perceberam mais as manifestações da violência física e psicológica, as quais remetiam a elementos como falta de amor, desestruturação familiar, violência doméstica. Estudantes das três áreas incluem o fator social como produtor da violência. Conclui-se que as representações sociais dos estudantes sugerem uma apropriação do saber científico, havendo proximidade de raciocínio entre os estudantes da mesma área.

Keywords : Representação Social; Violência; Estudantes Universitários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )