SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Integrar cultura e humanismo: desafio pedagógico da filosofia no ensino superior.La evaluación en filosofia: aspectos didácticos y políticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

KOHAN, Walter Omar. A filosofia e seu ensino como phármakon. Educ. Rev. [online]. 2012, n.46, pp.37-51. ISSN 0104-4060.

O presente texto busca problematizar o valor e o sentido de ensinar filosofia a partir de sua caracterização como phármakon a partir das figuras de Sócrates e Platão. Numa primeira parte, destaca a forma em que Sócrates apresenta a Filosofia, as suas condições e a ele próprio como filósofo no Fedro e em passagens de outros diálogos de Platão; num segundo momento, detalha a condenação de Platão à escrita no Fedro, levando em consideração aportes críticos de J. Derrida e G. Deleuze para estabelecer o que está em jogo nessa condenação; numa terceira seção, apresenta os efeitos pedagógicos e políticos dessa condenação e como ela coloca Platão numa posição surpreendentemente oposta em relação ao seu próprio mestre, Sócrates. Finalmente, são extraídas algumas conclusões dessa disputa e do valor que ela pode ter para o que hoje pensamos sobre o ensino de Filosofia no Brasil.

Palavras-chave : Ensino de Filosofia; Sócrates; J. Derrida; Pharmakon.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )