SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue77On how to teach: paradigmatic traits in pedagogical manuals and research perspectives (1870-2015)Culture of school material in the radiophonic schools in Bragança: permanencies and pedagogical innovations (1960-1970) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CHAVES, Edilson Aparecido. O livro didático e sua presença em aulas de História: contribuições da etnografia. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.159-181.  Epub Oct 25, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68936.

A pesquisa investiga formas de uso do livro didático nas aulas de História, destacando o ponto de vista de alunos e professores do Ensino Médio. Analisa relações estabelecidas com o conhecimento histórico a partir de livros didáticos de História incluídos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa, de natureza etnográfica, foi realizada entre 2010 e 2014. O trabalho empírico foi realizado em uma Escola do Campo com a colaboração de três professores de História e seis turmas de ensino médio, totalizando cento e doze alunos. Como principal estratégia de pesquisa foi utilizada a observação participante. Foram realizadas entrevistas e análise documental e foram utilizados outros instrumentos na forma de questionários e de atividades realizadas para análise de livros didáticos com os alunos. Os resultados permitiram constatar diferentes relações que professores e alunos estabelecem com o conhecimento histórico a partir do uso dos livros didáticos e evidenciaram contribuições das abordagens etnográficas para o estudo dos processos escolares e, em particular, para compreender as formas de utilização dos livros didáticos nas aulas.

Keywords : Didática da História; Livro didático de História; Escola do Campo; Etnografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )