SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número77De como ensinar: traços paradigmáticos nos manuais pedagógicos e perspectivas de investigação (1870-2015)Cultura material escolar nas escolas radiofônicas de Bragança: entre permanências e inovações pedagógicas (1960-1970) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CHAVES, Edilson Aparecido. O livro didático e sua presença em aulas de História: contribuições da etnografia. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.159-181.  Epub 25-Oct-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68936.

A pesquisa investiga formas de uso do livro didático nas aulas de História, destacando o ponto de vista de alunos e professores do Ensino Médio. Analisa relações estabelecidas com o conhecimento histórico a partir de livros didáticos de História incluídos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa, de natureza etnográfica, foi realizada entre 2010 e 2014. O trabalho empírico foi realizado em uma Escola do Campo com a colaboração de três professores de História e seis turmas de ensino médio, totalizando cento e doze alunos. Como principal estratégia de pesquisa foi utilizada a observação participante. Foram realizadas entrevistas e análise documental e foram utilizados outros instrumentos na forma de questionários e de atividades realizadas para análise de livros didáticos com os alunos. Os resultados permitiram constatar diferentes relações que professores e alunos estabelecem com o conhecimento histórico a partir do uso dos livros didáticos e evidenciaram contribuições das abordagens etnográficas para o estudo dos processos escolares e, em particular, para compreender as formas de utilização dos livros didáticos nas aulas.

Palabras clave : Didática da História; Livro didático de História; Escola do Campo; Etnografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )