SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36A virtualização do Ensino Superior: reflexões sobre políticas públicas e Educação HíbridaDo presencial ao virtual, um modelo para o uso de formação online no tempo de Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

AMARAL, Mirian Maia do  e  SANTOS, Rosemary dos. Coreografias didáticas e inovações pedagógicas contemporâneas para uma educação emancipadora. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e76119.  Epub 26-Nov-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76119.

Inovações decorrentes da cultura digital têm exigido dos educadores abertura e flexibilidade para conviverem com fluxos de informações, os mais diversificados, novos letramentos, múltiplas linguagens, diversidade cultural e a incerteza do conhecimento, que se amplia na imbricação do saber cotidiano com o conhecimento científico. Nesse cenário, que educação desejamos construir? Como podemos formar sujeitos atores e autores, na cibercultura, com vistas a uma educação/formação humana emancipatória? Como o processo de “aprendizagemensino1” pode contribuir para responder aos desafios contemporâneos? Neste ensaio, as autoras buscam refletir sobre o uso de metodologias ativas na Educação Superior. Ao trazerem, ao debate, o modo de viver o currículo e a prática educativa na atualidade, (re) pensam e propõem ações pedagógicas, na perspectiva de uma didática implicada, intercomunicativa e multidimensional, que enfatize a mediação partilhada e leve em conta as dimensões integrativas, formativas e tecnológicas do processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, concluem que novas coreografias didáticas e inovações pedagógicas contemporâneas podem enriquecer processos de “aprendizagemensino”, com vistas à formação de cidadãos autores e autônomos, sujeitos da construção de um mundo menos dogmático e mais solidário.

Palavras-chave : Cibercultura; Coreografias didáticas; Inovações pedagógicas; Metodologias ativas; Educação emancipadora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )