SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Teacher’s narratives in networks: the Basic Education teachers journey,OnLIFE Education: the ecological dimension of digital learning architectures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

FERNANDES, Terezinha  and  SANTOS, Edméa. Ciberfeminismo e multiletramentos críticos na cibercultura. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e76124.  Epub Nov 26, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76124.

Este artigo tem como objetivo compreender como a atuação de mulheres ciberativistas no combate à violência discursiva praticada por homens em redes sociais pode ser mobilizadora de multiletramentos críticos da cibercultura e contribuir com processos formativos feministas na universidade. O estudo, com suporte no referencial teórico da perspectiva social e abordagem crítica dos multiletramentos, dialoga com o ciberfeminismo e a violência pelo uso da linguagem, analisando uma prática ativista e sua repercussão mundial veiculadas em vídeos na rede social YouTube e expressas no discurso de representantes políticos e praticantes culturais da interação. Os processos históricos de acirramento de conflitos políticos e ideológicos relacionados ao legado patriarcal e machista se refletem em espaços públicos e sociais e também no ciberespaço, materializados na violência pelo uso da linguagem em redes sociais e nas práticas de ciberativistas que lutam, resistem e marcam o seu lugar social, apontando o potencial dessas experiências no desenvolvimento de conhecimentos críticos para a formação social e política de outras mulheres contra esta forma de opressão.

Keywords : Cibercultura; Multiletramentos; Redes sociais; Ciberfeminismo; Violência discursiva.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )