SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36The right of life and death in a Biology curriculum1The social disappearance of differences in exception policies: lives and memories of children and women for the reinvention of democratic education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

VASCONCELOS, Michele de Freitas Faria de; SEFFNER, Fernando  and  MELO, Marcos Ribeiro de. “Gente é mais que homem”: gênero e cuidados em álcool e outras drogas1. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e75406.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75406.

O texto foi desenvolvido a partir de fragmentos de uma pesquisa em que a produção do campo se deu no encontro com corpos organizados como de homens usuários de álcool e outras drogas, e do sistema de saúde, mais precisamente de um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPS ad), situado na capital do menor estado brasileiro. De inspiração etnográfica e cartográfica, o estudo mirou em pedagogias de invenção da vida cotidiana de homens tidos como tendo necessidades recorrentes do uso de álcool e outras drogas. Trata-se de uma pesquisa que se germinou num processo de composição de um território de (re)existência ao mandato biopolítico da obediência dos (nossos) corpos a seu fazimento como corpos dopados culturais, participantes de uma democracia da sujeição à forma-homem, sujeitos de direitos. A partir de situações que envolvem complexas negociações entre pedagogias de gênero e sexualidade, corpos de homens e uso de álcool e outras drogas, buscamos elementos para pensar uma democracia que seja acontecimento a partir do jogo da diferença.

Keywords : Homens; Álcool e Drogas; Cotidiano; Pedagogias de gênero e sexualidade; Invenção..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )