SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38“Instilling me thelove for history”: pages from a notebook on History of Civilization of the student Maria Thetis NunesDemocratic limits of a common-to-all training project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

GABRIEL, Carmen Teresa  and  MARTINS, Marcus Leonardo Bomfim. Apresentação - Docência: entre processos de objetivação e subjetivação de sujeitos e conhecimentos. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e88204.  Epub Nov 28, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.88204.

A questão da docência constitui-se como temática clássica nos estudos do campo educacional. Ela envolve dimensões políticas, éticas, epistemológicas e ontológicas que se movimentam em direções e sentidos que dependem da perspectiva armada para ver. Argumentamos neste texto que o sentido de docência no qual interessa-nos investir é produzido em meio a processos de objetivação e subjetivação de sujeitos e conhecimentos. A partir de uma postura epistêmica pós-fundacional (MARCHART, 2009; LACLAU, 2005, 2011) que radicaliza a crítica aos subjetivismos transcendentais e aos objetivismos deterministas na interpretação do Social, optamos por construir nossas argumentações a partir de eixos que, em nosso entender, consistem em aporias que permitem, simultaneamente, compreender, problematizar e participar do processo de significação da docência. Universal/particular, subjetividade/objetividade, teoria/prática, ensino/aprendizagem, ciência/pedagogia e escola/universidade foram os eixos selecionados para participar do referido processo.

Keywords : Docência; Sujeito; Conhecimento; Pós-fundacional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )