SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Colombian Physical Education as a field: a look through BourdieuCigarette, deck and teaching and learning how to read in Brazil in the early 20th century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MELLO, Ana Cecília Romano de  and  HIGA, Ivanilda. Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e85976.  Epub Mar 06, 2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.85976.

A contribuição da teoria sociológica de Bourdieu para a Educação é atual. Os conceitos de habitus, capital e campo social, de maneira articulada, permitem um entendimento dialético a respeito dos agentes sociais na sociedade. Assim, com o emprego de uma conceituação derivada de Bourdieu, como campo e subcampo escolar, é possível a compreensão da instituição escolar como construtora de uma dinâmica própria, com características e demandas específicas, muito além de uma mera consumidora passiva de projetos e políticas educacionais elaborados externamente a ela. Nesse sentido, este trabalho propõe, por meio de observação narrativa sistemática e entrevistas com um grupo de professores de Ciências e Biologia de um subcampo da escola, a descrição e análise das disputas, dos capitais, das estratégias e posições dos professores no subcampo em questão. Atribuiu-se uma valoração distinta para cada uma das estratégias de acordo com a possibilidade maior ou menor de prestígio social no subcampo, conferida por tais estratégias aos professores. Com isso, compreendeu-se a dinâmica desse subcampo, contribuindo para destacar que no interior das escolas brasileiras há disputas, interesses e demandas que devem ser considerados na relação com os demais subcampos, assim como no desenvolvimento de projetos e políticas educacionais.

Keywords : campo educacional brasileiro; subcampo da escola; professores de Ciências e Biologia; Bourdieu.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )