SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Dialogues on the history of education in the Pan Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

POOLI, João Paulo  and  BAIERSDORF, Marcia. Mestrado Profissional em Educação da UFPR: teoria e prática como um desafio para o futuro da formação de professores da Educação Básica. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e92773.  Epub Nov 14, 2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.92773.

Esse artigo faz uma reflexão sobre os dez anos do Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino da UFPR, principalmente em relação aos seus objetivos e as suas perspectivas formativas centralizadas nas práticas educativas na Educação Básica. Sustentamos a compreensão de que fazer é pensar, reivindicando a abertura para práticas de pesquisa em educação, implicadas para pensar a atividade pedagógica em profundidade para interferir no modo de fazer educação. Utilizando filósofos como Friedrich Nietzsche e Michael Foucault, argumentamos que é necessário pensar de outra maneira, encontrar outros meios de interpretação e orientação que se distanciem consideravelmente de teorias como expressões da verdade e de práticas como simples aplicação de técnicas. Metodologicamente problematizamos a relação teoria e prática analisando as perspectivas já consolidadas, mas também propondo outras maneiras de construir essa relação. Como conclusão avaliamos que as discussões sobre os fins e meios de um Mestrado Profissional em Educação ainda dependem muito da demarcação de um estatuto científico, que sistematize alguma capacidade de orientação efetiva para as atividades de ensino e aprendizagem nas escolas, e a inclusão de novas perspectivas, principalmente argumentando sobre a necessidade de incluir além da formação de práticas da docência, também a gestão da educação.

Keywords : Educação; Mestrado Profissional; Formação de Professores; Educação Básica; Teoria e Prática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )