SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número32Pensamento mítico e representações sociaisLas transformaciones en las representaciones de los docentes universitarios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

PINTO, Ivany. As representações sociais no campo das polifonias entre afetividade e a educação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.32, pp.27-34. ISSN 0104-7043.

Neste artigo, abordamos a Teoria das Representações Sociais no campo das polifonias entre a emoção e a educação, na perspectiva de Moscovici, Jodelet, Banchs e Maturana. Por fim, falamos sobre a contribuição da Teoria das Representações Sociais para o campo da educação. A metodologia que utilizamos foi a da pesquisa bibliográfica. O estudo aponta que a Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Moscovici (1978), é uma forma de conhecimento sobre os saberes partilhados pelos grupos sociais que tanto estruturam sujeitos quanto suas realidades sociais. A articulação entre as representações sociais e a dimensão afetiva emocional reside em considerar que a emoção está presente no processo de construção destas representações e vice versa. A educação, segundo Maturana (1998) se constitui em um processo de convivência com o outro, e este processo aproxima e transforma um e outro ao fazer com que ambos aprendam a conviver em sociedade. O estudo das representações sociais oferece uma contribuição significativa para a área da educação, quanto aos conhecimentos que orientam o processo educativo, sua estrutura, seus mecanismos e suas leis quanto à forma de pensar e agir dos atores envolvidos nesse processo.

Palavras-chave : Representações Sociais; Afetividade; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )