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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MACHADO, Paulo Batista  y  ALMEIDA, Suzzana Alice Lima. Representações sociais da violência: educação, sujeitos, tramas e dramas. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.32, pp.197-210. ISSN 0104-7043.

Há hoje uma preocupação acentuada com o aumento da violência na Bahia, o que vem despertando a necessidade de estudos de nível científico que contribuam a um enfrentamento mais justo e eficiente da questão. Tomando-se como lócus de pesquisa a microrregião de Senhor do Bonfim e objetivando-se fazer um estudo piloto que possibilitasse uma aproximação maior com os fenômenos da violência, assim como identificar o papel que a educação formal aparece relacionada a esta temática nos discursos dos sujeitos envolvidos, identificamos, analisamos e interpretamos as Representações Sociais que são enunciadas nas narrativas de grupos sociais específicos. Privilegiamos estratégias metodológicas muito próximas das utilizada pela etnografia que valoriza a interação sujeito-pesquisador. Visamos contribuir para uma avaliação de planejamentos e ações de enfrentamento da violência, principalmente levando-se em consideração o papel que as práticas educativas diferenciadas podem exercer nesse cenário. A identificação e análise dessas representações sociais nos permitiram conhecer as normas, os estereótipos, pré-juízos e outros que estão à base dos discursos analisados e, assim, desta maneira, se poderá melhor entender e melhorar ações que visem à mudança das práticas de violência. Tentou-se, pois, levantar subsídios que poderão contribuir para novas formas de enfrentamento do problema, tomando-se como referência os contextos de microrregiões.

Palabras clave : Violência; Microrregião de Senhor do Bonfim; Representações Sociais.

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