SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número35Resistência cultural de estudantes negros (as) da roça nas escolas públicas de Santa Bárbara- Bahia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SOARES JUNIOR, Néri Emílio. O lugar da pesquisa no currículo da formação inicial dos professores de Educação Física. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.35, pp.232-232. ISSN 0104-7043.

Este estudo teve como objetivo analisar o lugar da pesquisa no currículo de um curso de formação inicial de professores de Educação Física para a Educação Básica. Buscou-se compreender se a pesquisa é componente integrante nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica, além de analisar a concepção de pesquisa estabelecida no Projeto Político Pedagógico do curso de formação, e a percepção dos interlocutores sobre a inclusão da pesquisa no currículo do curso. Foram utilizados como procedimentos de pesquisa a análise documental, o questionário e o grupo focal. A pesquisa foi realizada em uma instituição localizada na cidade de Goiânia e os interlocutores foram docentes e discentes do curso. Foi compreendido que a pesquisa está incluída nas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação do professor para Educação Básica como um dos seus princípios norteadores para o preparo e o exercício profissional, mas em uma perspectiva pragmática, aprisionada exclusivamente ao processo de ensino/aprendizagem e diferenciada da pesquisa científica. No Projeto Político-Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física a pesquisa está incluída como um meio de produção de conhecimento e posta como princípio nuclear em uma relação indissociável com o ensino e a extensão em todas as disciplinas. Os interlocutores reconheceram a pesquisa como um importante elemento do currículo. Ficou evidente que a inclusão da pesquisa no currículo do curso de formação de professores de Educação Física superou a perspectiva pragmática estabelecida nas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores para a Educação Básica.

Palabras clave : Pesquisa; Educação Física; Currículo; Formação Inicial de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )