SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número36(Pós)modernidade e processos formativos: a saudável (in)consistência dos castelos de areiaDesa os na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

JARABIZA, Vander. O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.36, pp.245-245. ISSN 0104-7043.

A pesquisa apresentada nesta dissertação de Mestrado teve como motor a minha trajetória como aprendiz de professor e a maneira como fui me apropriando dos conhecimentos ao longo da minha caminhada pessoal e profissional. Para tal, fui pesquisar o valor do desenho infantil na trajetória de quatro professoras e um professor da rede pública do município de Sinop (MT). A metodologia está focada no uso das narrativas com nuances de um trabalho biográfico inspirado em Josso (2004). O intuito principal foi o de tornar visível o valor que atribuíam ao uso do desenho infantil em sala de aula, tendo nas lembranças de suas trajetórias educativas, as matrizes potenciais (PERES, 1999) de reservatórios frente possíveis valorizações. Também fiz uma tentativa de traçar algumas nuances sobre a influência das referidas lembranças em suas práticas pedagógicas. Foi possível perceber nos resultados da pesquisa, revelados pelas professoras e pelo professor, sujeitos desta pesquisa, que a valorização (ou não) do desenho está permeada pelas influências de suas trajetórias de aprendizagem. Com base nos dados, pode-se inferir que o desenho como um apoio pedagógico não está suficientemente internalizado e objetivado nas suas práticas. Por outro lado, ele aparece como um adereço para tornar a sala de aula mais bonita. Nesse sentido, a pesquisa reforçou o que outras já disseram sobre o quanto as lembranças e as imagens sobre o que aprendemos, em especial nos anos iniciais, são importantes para as aprendizagens posteriores e, sobretudo, para as escolhas que fazemos ao longo da nossa jornada pessoal e profissional.

Palavras-chave : Educação; Imaginário; Desenho Infantil; Narrativas Autobiográficas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )