SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número36O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

BALADELI, Ana Paula Domingo. Desa os na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.36, pp.246-246. ISSN 0104-7043.

A abordagem construcionista tem fundamentado a realização de pesquisas acerca das tecnologias da informação e comunicação (TIC) como ferramentas pedagógicas potencializadoras do processo de construção de conhecimento. Diante disso, esta pesquisa enfoca a formação continuada de um grupo de professores de inglês para o uso pedagógico da Internet. Formulou-se a seguinte questão problematizadora: É possível criar um espaço colaborativo para professores de Língua Inglesa para o estudo e a pesquisa das potencialidades da Internet no ensino e na aprendizagem desse idioma? Implementou-se um curso de extensão para professores de inglês da rede pública de ensino da cidade de Cascavel, no Paraná. Foram realizadas ações pedagógicas (presencial e a distância) para o estudo, a pesquisa, a análise e a reflexão de 17 professores sobre as limitações e as possibilidades de construção de conhecimento por meio da ferramenta Internet. Os dados da pesquisa revelaram que o conhecimento (operacional e pedagógico) dos professores é insuficiente para promover mudança na prática com o uso da Internet como ferramenta de aprendizagem. Revelam ainda dois grupos de professores: o primeiro apresentou maior resistência em refletir sobre a prática e incorporar a Internet como ferramenta pedagógica. O segundo, no entanto, apresentou maior reflexão e interesse em vislumbrar práticas inovadoras para a aprendizagem de Inglês com a Internet. Por fim, a pesquisa possibilitou a criação de um espaço formativo em que os professores participaram de estudos, práticas e reflexões acerca do uso da Internet como ferramenta de aprendizagem de inglês.

Palavras-chave : Formação do Professor; Língua Inglesa; Construcionismo; Tecnologias da Informação e Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )