Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Print version ISSN 0104-7043
Abstract
LEITE, Denise. Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.38, pp.29-39. ISSN 0104-7043.
As inovações que se desenvolvem nas universidades contemporâneas refletem exigências das agências de avaliação ou de fomento à pesquisa, ou ainda demandas do setor produtivo. De certa forma, tais inovações têm caráter de inovação tecnológica e se destinam a ampliar as alternativas de inserção nos mercados globais. A inovação tecnológica tem relevância para os países integrados ao mundo competitivo. O desafio da universidade, no entanto, está em colocar ao lado da inovação tecnológica, a inovação pedagógica. Neste artigo, discuto o tema com apoio em pesquisas recentes. Entendo que a inovação pedagógica responde ao compromisso social de formação do humano docente e do humano aluno. Ela se afirma em uma universidade socialmente empreendedora, uma universidade que forma para a cidadania democrática nos contextos contemporâneos, em suas contradições e paradoxos.
Keywords : Universidade do Século 21; Inovação Pedagógica; Avaliação.