SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38O processo de constituição do Estado Brasileiro: implicações para a gestão escolarGestão do trabalho docente no século XXI: do capital humano ao capital intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

LEITE, Denise. Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.38, pp.29-39. ISSN 0104-7043.

As inovações que se desenvolvem nas universidades contemporâneas refletem exigências das agências de avaliação ou de fomento à pesquisa, ou ainda demandas do setor produtivo. De certa forma, tais inovações têm caráter de inovação tecnológica e se destinam a ampliar as alternativas de inserção nos mercados globais. A inovação tecnológica tem relevância para os países integrados ao mundo competitivo. O desafio da universidade, no entanto, está em colocar ao lado da inovação tecnológica, a inovação pedagógica. Neste artigo, discuto o tema com apoio em pesquisas recentes. Entendo que a inovação pedagógica responde ao compromisso social de formação do humano docente e do humano aluno. Ela se afirma em uma universidade socialmente empreendedora, uma universidade que forma para a cidadania democrática nos contextos contemporâneos, em suas contradições e paradoxos.

Palavras-chave : Universidade do Século 21; Inovação Pedagógica; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )