SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39O tempo escolar e o encontro com o outro: do ritmo à simultaneidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MEIRELES, Mariana Martins de. Macabéas às avessas: trajetórias de professoras de Geografia da cidade na roça- narrativas sobre docência e escolas rurais. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.242-242. ISSN 0104-7043.

A pesquisa objetivou apreender trajetórias de seis professoras de Geografia que moram na cidade e exercem a docência na roça, buscando, através de suas narrativas, compreender os sentidos que atribuem à docência e às escolas rurais. O estudo pautou-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, ancorado nos pressupostos da abordagem (auto)biográfica, com ênfase nas narrativas docentes. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados: as entrevistas narrativas e as observações, analisados a partir de princípios da hermenêutica (RICOUER, 1976), na perspectiva interpretativa-compreensiva, além das contribuições de Schütze (1987), sobre a análise das narrativas. O estudo apontou questões importantes para problematizar o ensino de Geografia em contextos rurais, a partir do movimento de compreender as trajetórias das professoras, revelando as implicações que os percursos de vida-formação-profissão tiveram sobre suas identidades e performatividades docentes, bem como nas condições de trabalho que lhes são impostas no exercício diário da profissão. A pesquisa apontou, ainda, que o deslocamento geográfico (cidade-roça-cidade) vivenciado pelas professoras constitui-se como um espaço-tempo produtor da profissão, ou seja, uma “ritualização” diária que fornece elementos para construção da identidade docente, com implicações diretas no território da profissão, revelando modos de fazer docência na contemporaneidade. Nessa docência em travessia, as professoras reconstroem a si mesmas como pessoas e professoras, pensam/reelaboram suas práticas e projetos profissionais, mediante táticas singulares, suscitadas, sobretudo, em seus trajetos cotidianos em contextos rurais tão diversos e tão singulares.

Palabras clave : Docência; Escolas Rurais; Narrativas; Pesquisa (Auto)Biográfica; Trajetórias de Professoras de Geografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )